“Deixai-vos reconciliar com Deus.”
A Quaresma é o tempo oportuno para permitir que Deus faça o que Ele pode fazer em nossa vida. Nossa responsabilidade é não deixar cair em vão a Sua ação. Ele olha para nós com ternura, predileção e confiança. Ele não pretende nossa conversão; Ele apenas nos oferece Suas promessas.
O caminho de um cristão é acreditar nestas promessas, abrir o coração para que a semente da promessa divina possa encontrar um lugar fecundo para se desenvolver e realizar o que Deus sonha e deseja para nossa felicidade.

A Quaresma é tempo de sonhos, de promessas e de realizações, onde o protagonista é Deus e, como colaborador de Sua graça, cada um de nós.
“Jesus, Filho de Deus, aquele que não tinha pecado, desce na nossa condição de pecado para fazer-nos subir na Sua condição de justiça.”

A descida de Deus chega até este ponto: amar quem O odeia e, assim, reconciliar consigo mesmo também os Seus inimigos.
Entrar no caminho quaresmal significa aceitar entrar também neste caminho de descida, de abaixamento, de perda e de renúncia, para fazer espaço ao agir de Deus que nos reconcilia, para fazer espaço aos outros com quem somos chamados a nos reconciliar.
Bom caminho de reconciliação e de verdadeira alegria.