O Colégio Católico da nossa Diocese de Paranaguá, “Colégio Leão XIII”, todos os anos, realiza um evento cultural denominado “Fórum” para nos ajudar a manter viva a reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, cujo tema deste ano foi “Fraternidade e Fome”.
“Dai-lhe vós mesmo de comer”. (Lc. 9,10-17)
O evento aconteceu de 23 a 25 de maio, no Teatro Municipal Raquel Costa.
Os alunos se prepararam com pesquisas e oficinas, com trabalho de campo visitando diversos projetos sociais entre os quais visitaram os projetos realizados no nosso espaço “São Luís Palazzolo “e na comunidade “São Luís Palazzolo”, situada no Rio da Vaca, extrema periferia de Paranaguá, colaborando também com doações de alimentos e interagindo com os moradores.
O nosso Bispo, Dom Edmar Peron, como presidente do colégio, falou da importância deste evento para sairmos da banalização, da indiferença, da nossa zona de conforto porque mesmo que o problema da desigualdade social, da vulnerabilidade alimentar seja complexo, todos, mudando o nosso estilo de vida com pequenos, cotidianos gestos, podemos contribuir para a dignidade da vida de tantos irmãos que vivem em situação de miséria.
Diversos palestrantes da PUC de Curitiba, foram convidados para ilustrar a situação mundial e brasileira sobre a realidade da fome e as causas do aumento da desigualdade social. Segundo as estatísticas do IBGE, no Brasil, novamente aumentou a pobreza extrema, um destes indicativos é a fome. 33 milhões de pessoas vivem em grave insegurança alimentar.
Na segunda noite cujo tema era: “O pão não é meu, o pão é nosso”, Ir. Maria Grazia foi convidada a apresentar com uma relação e um pequeno vídeo, o trabalho social realizado em Paranaguá, nestes trinta anos, pelas Irmãs dos Pobres, junto com a Fraternidade, os voluntários, os colaboradores, nas periferias mais pobres, se tornando assim uma presença viva da Igreja “Samaritana”.
A exposição foi acolhida com muito interesse e na pessoa do Bispo, o Fórum expressou o reconhecimento que a Igreja de Paranaguá tem pela presença efetiva e afetiva da nossa Congregação das Irmãs dos Pobres.