As irmãs dos Pobres que moram em Curitiba e Paranaguá, se encontraram no dia 21 de maio de 2023, para um dia de retiro espiritual.
Padre Tiago Costa da Silva acompanhou a reflexão com duas propostas muito intensas e profundas:
“ Tu és meu filho muito amado” (Mc 1,9-11)
“ Tu serás uma benção” (Gn 12,1-10)
Contemplando o Batismo de Jesus no Rio Jordão, fomos convidadas a lembrar o nosso Batismo imaginando-nos no colo da mãe ou da madrinha, perto da fonte batismal da nossa Paróquia. O Padre nos sinalizou com óleo consagrado, derramou sobre nós a água, símbolo da vida que Deus nos deu, a vela acesa, símbolo da fé em semente e a voz de Deus Pai nos chamando pelo nome: “Tu és minha filha muito amada. Em ti pus toda a minha esperança e o meu amor”.
A experiência de Abraão, o homem da Fé é um modelo para nós, pois, viveu numa constante escuta de Deus, aceitou seus apelos e respondeu com total obediência, mesmo quando os planos do Senhor pareciam ir contra os seus sonhos e projetos pessoais.
Deus o chamou a deixar sua terra, sua família, seu clã. Não lhe promete conforto, dinheiro, privilégios. Apenas prometeu-lhe a sua benção.
Responder a interpelação de Deus, a nossa vocação, seja ela qual for, consiste na capacidade de assumir a postura de Abraão.
Trata-se de um risco maravilhoso. Deus, por sua vez, se compromete conosco e acolhe o nosso propósito com uma promessa: a sua benção. Através desta benção Deus realiza o seu plano de salvação e fidelidade.
Durante a Celebração Eucarística, as Irmãs dos Pobres e alguns membros da Fraternidade Luís Palazzolo (Associação de leigos que partilham o mesmo carisma) renovaram respectivamente os votos e a promessa de viver com amor, alegria e confiança o carisma do Fundador. O dia 22 de maio é o aniversário da fundação da família religiosa das Irmãs dos Pobres, dia de gratidão e de compromisso num caminho de santidade e de missão entre os irmãos mais necessitados.